Levantamento Histórico dos Estudos do Sistema Solar


Anos a.C
750 a.C – Os Egípcios começaram a utilizar o movimento do sol para contar o tempo surgem os primeiro relógios do sol.
-600 a.C – O Pesquisador grego Tales de Mileto calcula e consegue prever a chegada de um eclipse.
-6350 a.C – O Matemático grego Eudoxo de Ciridos elabora o primeiro mapa astronômico .
240- a.C – O Grego Eratostene faz o primeiro calculo de circunferência do Planeta Terra e chega a conclusão que esta distancia é de 39,690Km²
Anos d.C
140 – Claudius Ptolomeu, pesquisador grego, elabora o primeiro modelo de universo: A Terra ficaria no centro e os planetas e estrelas girariam em torno dela.
1054 – Na China, observadores de estrelas relatam pela primeira vez a morte de uma estrela na constelação Touro.
1304 – O pintor renascentista italiano Giotto faz uma pintura relatando um cometa.
1472 – O Astrônomo alemão Johann Müller elabora com detalhes sobre a óbita de um cometa.
1543 – Nicolau Copernico, astrônomo polonês, desenvolve estudos provando a teoria do sol ( heliocentrismo ) de acordo com ela, todos os planetas do sistema solar giram ao redor do sol.
1610 – O italiano Galileu Galilei desenvolve um instrumento parecido com um telescópio para observar os astros.
1845 – O irlandês Wiliam Parsons elabora o maior telescópio de sua e descobre as primeiras galáxias espirais.
1851 – O Físico Frances Tean Bernard Leon Foucalt em 1851 comprovava o movimento de rotacao do Planeta Terra.
1862 – O físico sueco Anders Thomas descobre que o sol contém hidrogênio em sua composicao em 1962.
1929 – O astrônomo norte-americano Edwin Powell Hubble descobre em 1929 que as galaxias afastam-se uma das outras é a semente para o teoria do Big Bang, a explosão inicial que deu origem ao universo.
1957 – Lançado na orbita da Terra , pela primeiro vez na historia, um satélite artificial o feito foi realizado pelo programa espacial em
1957 a nave espacial soviético que levou a cadela Laika nessa missão foi chamada de spuntinik 2.
1963 – O norte-americano Maarten Shmid faz descobertas sobre os quasares, os astros mais distantes e mais poderosos quem existem no universo.

Referência:

SUA PESQUISA. Astronomia. Disponível em: < http://www.suapesquisa.com/astronomia/> Acesso em: 04 mai. 2016

Contexto Histórico, Filosófico e Social da Ciência

 No dia 13/05 os alunos do Instituto Federal, aprenderam e compreenderam sobre o Contexto Histórico, Filosófico e Social da Ciência.
Nesse contexto os estudantes puderam aprender que os conhecimentos científicos de antigamente eram passados através de mistos e histórias contadas para as pessoas, que naquele tempo também acreditavam.
Os estudantes do grupo, juntamente com o professor de sociologia entenderam a organização de classes na Idade Média ( pirâmide abaixo ).


pii.png
No caso, a Igreja era a predominante daquele tempo, ou seja, era a ordem mais rica e mais famosa da época.


Satélites Artificais

Os satélites artificiais são equipamentos criados pelos homens com o intuito de explorar o mundo. São corpos lançados no espaço por meio de foguetes destruídos.
Assim, em 04 de outubro de 1957 foi lançado pelos soviéticos o primeiro satélite artificial o Sputnik I, e em 3 de novembro de 1957 foi lançado o Sputnik II. Meses depois, em 31 de janeiro de 1958, os E.U.A. lançam seu primeiro satélite o Explorer 1. O primeiro satélite artificial brasileiro denominado "Satélite de Coleta de Dados" (SCD-1) foi lançado em 9 de fevereiro de 1993.

De acordo com a função que realizará no espaço, os satélites artificiais são classificados em:
Exploração: denominado também de “satélites científicos”, esses satélites são utilizados para realizar pesquisas sobre o Universo e o Sistema Solar. Esse trabalho é realizado por meio de telescópios, instrumentos de observação astronômica, sendo o telescópio espacial Hubble, o mais conhecido.
Observação: utilizados para criação de mapas e observações do meio ambiente terrestre, eles monitoram sobretudo o planeta Terra, por exemplo, os da série Landsat.
Comunicação: utilizado para os meios de comunicação e telecomunicações, de forma que envia os sinais de televisão, rádio, telefonia e internet, por exemplo, os da série Brasilsat.
Navegação: utilizado por diversas embarcações, substituiu a bússola, por exemplo os da série Inmarsat (Satélite Marítimo Internacional). Note que o sistema de posicionamento global, conhecido como GPS utiliza os satélites artificiais.
Meteorologia: utilizados para monitorar o tempo e o clima no planeta Terra, por exemplo, os da série Meteosat.
Militar: utilizado para estratégia militar, ou seja, para observar outros territórios, sendo também denominados de “satélites espiões”, por exemplo, o Programa de Suporte à Defesa (DSP).