Satélites Artificais

Os satélites artificiais são equipamentos criados pelos homens com o intuito de explorar o mundo. São corpos lançados no espaço por meio de foguetes destruídos.
Assim, em 04 de outubro de 1957 foi lançado pelos soviéticos o primeiro satélite artificial o Sputnik I, e em 3 de novembro de 1957 foi lançado o Sputnik II. Meses depois, em 31 de janeiro de 1958, os E.U.A. lançam seu primeiro satélite o Explorer 1. O primeiro satélite artificial brasileiro denominado "Satélite de Coleta de Dados" (SCD-1) foi lançado em 9 de fevereiro de 1993.

De acordo com a função que realizará no espaço, os satélites artificiais são classificados em:
Exploração: denominado também de “satélites científicos”, esses satélites são utilizados para realizar pesquisas sobre o Universo e o Sistema Solar. Esse trabalho é realizado por meio de telescópios, instrumentos de observação astronômica, sendo o telescópio espacial Hubble, o mais conhecido.
Observação: utilizados para criação de mapas e observações do meio ambiente terrestre, eles monitoram sobretudo o planeta Terra, por exemplo, os da série Landsat.
Comunicação: utilizado para os meios de comunicação e telecomunicações, de forma que envia os sinais de televisão, rádio, telefonia e internet, por exemplo, os da série Brasilsat.
Navegação: utilizado por diversas embarcações, substituiu a bússola, por exemplo os da série Inmarsat (Satélite Marítimo Internacional). Note que o sistema de posicionamento global, conhecido como GPS utiliza os satélites artificiais.
Meteorologia: utilizados para monitorar o tempo e o clima no planeta Terra, por exemplo, os da série Meteosat.
Militar: utilizado para estratégia militar, ou seja, para observar outros territórios, sendo também denominados de “satélites espiões”, por exemplo, o Programa de Suporte à Defesa (DSP).